Você já ouviu a expressão “top of mind”? Ela é usada para classificar aquelas marcas e empresas que são sempre lembradas em primeiro lugar. Por exemplo: Qual marca vem primeiro na sua cabeça quando eu digo “refrigerante”? E se eu disser “celulares”? Se você pensou na Coca-Cola e na Apple, você não está sozinho!
Mas como algumas marcas ocupam esse “lugarzinho especial” nas mentes e corações da gente?
Como a sua empresa pode se posicionar no mercado de um jeito que vai ser a primeira a ser lembrada e procurada quando o cliente precisar de um produto ou serviço que você oferece?
Bom, é aí que vemos mais uma vez qual a importância do vídeo institucional no chamado “posicionamento de marketing”.
Posicionamento de marketing pode não realizar uma venda de imediato, mas, por assim dizer, garante o primeiro lugar da fila da venda, reserva uma posição privilegiada para você, no coração do seu futuro cliente.
Os resultados dos vídeos institucionais não param por aí. Estão entre as estratégias mais eficazes e promissoras no marketing digital. Segundo as pesquisas internacionais da Wyzowl, da BreadnBeyond e da Provokers, os vídeos garantem tanto posicionamento, engajamento do público e até mesmo vendas diretas efetivadas online.
Se liga nesses dados:
66% dos consumidores preferem conteúdos em vídeo;
73% compartilham vídeos de terceiros;
66% de aumento de leads qualificados utilizando-se estratégias em vídeo;
usuários de redes sociais preferem ver postagens em vídeo (dica, preferência por vídeos com legendas);
90% dos usuários do YouTube admitem ter conhecido novas marcas e produtos através dos vídeos de anúncios internos (mesmo reclamando, a gente sempre descobre e gosta de alguma coisa anunciada por lá, não é mesmo?).
Esses são apenas alguns dos números mais recentes sobre vídeos no marketing e a previsão é que os vídeos despontem ainda mais no gosto do consumidor.
Se você ainda não entendeu porque os vídeos são tão queridinhos e alcançam tantos resultados, deve lembrar de como os seres humanos assimilam informações:
Uma pessoa assimila 10% do que lê,
20% do que ouve,
30% do que observa,
Porém, ela apreende 50% do que vê e ouve ao mesmo tempo.
Essa é uma teoria do psiquiatra americano William Glasser.
Ou seja, um conteúdo em vídeo é muito mais eficaz em ensinar e ser lembrado, por ser mais completo e usar muito mais sentidos humanos. E também pelo poder de despertar e atrelar emoções aos conteúdos.
Além disso tudo, um vídeo é um propagador e um vendedor com excelente custo-benefício
Cada vídeo em que você investe tempo, esforço ou dinheiro, vai trabalhar para a sua estratégia incansavelmente.
Criando uma estratégia em vídeos para sua empresa, é como se você estivesse contratando um time de vendas, com discurso alinhado e que vai divulgar sua empresa e fechar vendas praticamente sozinho. E, detalhe, é muito mais econômico.
Ao longo do tempo em que os vídeos estarão aptos para ser usados (que pode ser até por anos), seu custo com eles se dilui e garante que o investimento seja vantajoso.
Basta que você planeje bem os seus vídeos antes de investir neles.
Lembre-se: Há muitos tipos de vídeos institucionais ou estratégias de vídeo marketing.
Pode valer a pena não realizar tudo sozinho, mas obter ajuda qualificada externa de uma agência ou de uma produtora de vídeo³.
Se quiser consultar a Playground Media Solutions como possível parceira, entre em contato conosco pelo Messenger ou Whatsapp.