O que é e como obter resultados com um vídeo institucional
Você sabe dizer a quantos vídeos assistiu nesta semana? É bem provável que tenha perdido a conta, pois assistimos a vídeos online o tempo todo. Eles já fazem parte do nosso dia a dia.
E pensando que a pessoas estão cada vez mais adeptas à esse formato de conteúdo, inclusive você que tah me assistindo já faz parte desta estatística hehehe, foi que decidimos essa pauta para a sua empresa: O que é um vídeo institucional e como utilizá-los dentro da estratégia de marketing de sua empresa, trazendo resultados em vendas.
Bom, são muitas as pesquisas revelando que o consumo de vídeos está em pleno crescimento no mundo: se você deseja ler mais a respeito, vamos deixar as referências aqui na descrição.
E a pandemia acelerou ainda mais esse processo. No final de 2019 quase 80% das pessoas já consumiam esse tipo de conteúdo toda semana e 55% admitiam consumir todos os dias, de acordo com o site HubSpot.
Por isso, empresas que investem em mostrar sua história, missão, produtos e serviços por meio de vídeos têm mais chance de conquistarem seus públicos, tanto interno – colaboradores, fornecedores – quanto externo – clientes, consumidores. Esse tipo de vídeo é chamado vídeo institucional. Eles têm alto poder de informar, educar e emocionar e são uma ferramenta fundamental na comunicação empresarial.
O vídeo institucional, porém, não deve ser uma peça isolada de comunicação. Ninguém quer gastar tempo e dinheiro apenas para se orgulhar de um vídeo bonito. Aliás, hoje em dia, não é muito difícil produzir um vídeo e muita gente tem colocado a própria mão na massa. Masssss, para obter resultados concretos com seus vídeos, é preciso traçar uma estratégia clara.
Então, o que um vídeo institucional precisa ter?
Produção
Primeiro, um vídeo institucional precisa captar a atenção do início ao fim. Isso envolve planejamento prévio para se contar uma história que encanta. É o chamado storytelling. Sua empresa ou você, como empreendedor, deve ser o personagem numa jornada emocionante. Sem dúvida, você vai precisar de um roteiro. Além dessas questões de conteúdo, há a parte técnica: equipamentos básicos bem posicionados, que garantam a qualidade na captação do áudio e das imagens e uma boa edição para finalizar.
Estratégia
Em segundo lugar, o seu vídeo institucional deve estar inserido numa estratégia mais ampla de divulgação de seus produtos e serviços. No final, o objetivo deve ser concretizar vendas, pois é isso que mantém suas portas abertas. Planejar uma série de conteúdos em vídeo² que conduzam seu público-alvo numa jornada de conscientização até a decisão de compra deve ser seu objetivo mais amplo.
O vídeo institucional é uma roda dessa engrenagem. Para construir esse “caminho”, é preciso uma análise estratégica do próprio negócio, visando entender quais problemas, de qual público específico a sua empresa se propõe a ajudar e aliviar, e como vocês fazem isso.
Então, pensar num passo a passo para mostrar e ensinar o que for necessário, levando alguém que não está consciente de sua dor ou não sabe como “se curar”, a considerar seu produto ou serviço como a solução que ele precisa.
Planejar previamente é essencial para manter seu público interessado não apenas em um vídeo institucional, mas nesse percurso de vídeos da jornada de compra. Se necessário, busque ajuda profissional de uma produtora de vídeos¹ que tenha visão estratégica.
Performance
Para finalizar, uma parte não menos importante: os conteúdos precisam ser vistos pelo seu público-alvo. Isso não é automático. Então, você vai precisar publicar, anunciar, divulgar seus vídeos depois de prontos(4).
De nada adiantará um bom vídeo guardado no pendrive, não é mesmo? Pode parecer óbvio, mas essa é uma etapa que acaba, por vezes, negligenciada. Lembre-se que o marketing digital, com a distribuição dos conteúdos nas mídias digitais e campanhas pagas devem estar em seu horizonte ao produzir vídeos para sua empresa.
Se você deseja aprender mais sobre vídeos para a sua empresa, nos siga nas redes sociais @playgroundmediasolutions.
E eu fico por aqui. Até a próxima.